Bomba de Calor para Aquecimento de Água

Utilizar uma Bomba de Calor para aquecimento de água, é uma das melhores formas de cortar custos de operação no setor hoteleiro.

Sabendo disto, um fantástico hostel na Praia da Costa Nova decidiu utilizar uma solução de AQS Comercial da EnerPlural.

A fim de garantir que não faltará água quente, foi aconselhada uma solução completa de Bomba de Calor + Termoacumulador 750L.

Mesmo com um termo acumulador de 750 litros (adequado para o número de hóspedes esperados) todavia, embora improvável, pode ser possível que toda a água quente seja consumida, pois mesmo existindo certos padrões, os horários de maior consumo de água quente não são previsíveis. 

Para esta situação não se tornar num problema, as Bombas de Calor p/ AQS da EnerPlural contam com um sistema de recuperação rápida para garantir novamente água quente em 15min.

Instalação de Bomba de Calor

Local de Instalação da Bomba de Calor

Esta Bomba de Calor foi instalada no andar de cima da casa das máquinas. Neste local dispunha-se de uma área bastante generosa e bem ventilada que em suma, é uma local excelente para reunir as condições necessárias para um bom funcionamento da máquina.

Bomba de Calor AQS Comercial

Bomba de Calor para aquecimento de água

Foi aplicada nesta solução uma Bomba de Calor Monobloco para AQS Comercial que embora compacta, apresenta uma enorme eficiência.

Uma vez que este hostel se encontra muito próximo do oceano ou seja, próximo de um ambiente propício a corrosão, esta máquina foi fabricada com uma carcaça em resina. Desta forma, irá manter o seu formato, robustez e aspeto por muitos anos.

Escadas

Escadaria Hostel

Escadaria de acesso ao local de instalação da Bomba de Calor e ao telhado, telhado esse, onde foi instalado um sistema de Solar Térmico forçado com 30 tubos em vácuo. Todos estes elementos, são geridos pela placa de controlo já incorporada na Bomba de Calor.

Local de instalação de termoacumulador

Local de Instalação do Termoacumulador

Foi neste local que foi possível instalar um termoacumulador de 750 litros e todas as suas ligações.

Como relembrar nunca é demais, salientamos que conforme visto na fotografia ao lado, um bom isolamento da canalização é um fator de extrema importância. Sendo aliás de enorme benesse, para quem realmente pretende diminuir desperdícios e custos.

Consola de Operação de Bomba de Calor

Consola da Bomba de Calor

É a partir desta consola LCD com touch screen que tudo se verifica, define e controla.  Sejam ações simples como ligar e desligar a BdC, definir set points e timers ou até, verificar o modo de operação e/ou alterar o mesmo. A fim de oferecer a máxima versatilidade, esta consola dispõe de 5 modos de funcionamento:

ECO - em que utiliza apenas a bomba de calor

Auto - onde em primeiro lugar é usado o sistema de solar térmico forçado e em segundo a bomba de calor, caso o nível da água desça dos valores mínimos pré estabelecidos.

Boost - todas as fontes de calor ativadas (BdC, Solar Térmico e Resistência SOS) no entanto este modo, geralmente, apenas é usado no momento de arranque da instalação.

RES - uso da Resistência Elétrica SOS na eventualidade de existir uma anomalia com o sistema

SOL - apenas solar térmico

Instalação Termoacumulador AQS Comercial

Termoacumulador

O Termoacumulador utilizado nesta instalação tem uma capacidade de 750L sendo ele, fabricado com Aço Inox 316. Além disso, conta ainda com um isolamento melhorado de Classe A e um acabamento em fibra de vidro.