Bomba de Calor? Porquê?

Porquê uma Bomba de Calor

Porquê uma Bomba de Calor?

A aquisição e utilização das Bombas de Calor (BdC) tem vindo a crescer a ritmo elevado!

Mas afinal, porquê uma Bomba de Calor?

A adaptação fácil a sistemas pré existentes de climatização, a alta versatilidade e a necessidade de pouca manutenção, são apenas alguns dos fatores que impulsionam a escolha da BdC.

Juntando ainda a sua capacidade de oferecer o máximo conforto de forma fácil, ecológica e económica!
Por tudo isto, é difícil ignorar essa opção de escolha.

Gostaria de saber mais? O melhor será ler o artigo até ao fim...

Para que serve uma Bomba de Calor?

“Bomba de Calor” pode induzi-lo em erro e fazê-lo pensar que apenas serve para aquecimento, mas isso não é verdade! 

Este equipamento é extremamente eficiente tanto no aquecimento como no arrefecimento de diversos ambientes. 

Um pouco de ciência…

A física diz-nos que quando dois meios diferentes, um quente e outro frio, estão em contacto um com outro, a energia térmica é transferida do meio quente para o meio frio, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia que é transferida de um meio para o outro, por causa de uma diferença de temperatura entre eles, é chamada de calor.

Tal como o termo sugere, a função da BdC é bombear calor de um lado A para um lado B, mas ao contrário do que a física impõem, a BdC transfere calor do meio mais frio para o mais quente. No inverno o calor é bombeado do exterior para o interior, no verão o processo reverte-se e o calor do interior é bombeado de dentro de casa para o exterior!

As BdC podem ser usadas para climatização (aquecimento/arrefecimento) e fazer em simultâneo o Aquecimento das Águas Sanitárias.

Se tem piscina e gostaria de ter ainda mais conforto, pode ainda utilizar a BdC para manter a piscina à temperatura que deseja de forma mais fácil e económica.

É realmente uma solução económica? E ecológica?

Ao contrário de uma caldeira normal, a Bomba de Calor não queima combustíveis fósseis na sua produção de calor, tendo assim uma taxa de emissão de gases de estufa praticamente nula! Eliminado assim também a possibilidade de risco de contaminação do interior da sua habilitação por monóxido de carbono .

Com toda a instabilidade do nosso clima atualmente, um sistema de climatização versátil e que ajude a combater estas alterações climáticas faz mais sentido a cada dia que passa. Por outro lado, perdas de calor por mau isolamento térmico podem significar custos muito avultados não só para a carteira do utilizador, como para a preservação do planeta. Por isto, é também importante que se verifique o estado do isolamento da habitação e a eficiência do termoacumulador, se possuir um.

Uma vez que a Bomba de Calor consegue gerar de 4 a 6Kw de calor por cada unidade de eletricidade que consome, ou seja, onde a energia consumida é inferior à produzida, obtemos uma eficiência energética não observável em nenhum outro sistema convencional.

 

Em resumo, quais são as vantagens?

Aquecer e arrefecer uma habitação nos dias de hoje, pode tornar a fatura de eletricidade numa grande surpresa no fim do mês. 

Se o que se pretende é reduzir essa fatura então a Bomba de Calor é, sem dúvida, a opção certa!

Por cada ‘dose’ de eletricidade inserida na BdC, ela oferece um retorno de 4 a 6 vezes essa energia. Garante-se assim a multiplicação da energia pela qual pagamos não existindo perdas, como o calor perdido pela exaustão de gases em caldeiras a gás por exemplo.

Pode ainda aliar um sistema solar forçado ou um painel fotovoltaico à BdC e garantir assim, um custo de operação mínimo.

Tenho uma caldeira a gasóleo e radiadores na minha habitação. Necessito fazer muitas alterações para substituí-la por uma BdC?

As situações têm de ser analisadas caso a caso, no entanto, a mudança é normalmente muito rápida e simples! 

Sendo todas as Bombas da EnerPlural MonoBloco, é geralmente apenas necessário adaptar as ligações elétricas e aproveitar as ligações hidráulicas da caldeira para incorporar a Bomba de Calor.